Agora sim!!!! Educação Financeira nas escolas!!!

“Educai as crianças e não será preciso punir os homens.” Pitágoras, 570 a.c.

Uma parceria das entidades reguladoras (Banco Central, CVM) e entidades de mercado (Anbima, Febraban e Bolsa de Valores) com auxílio de educadores, tem o objetivo de introduzir o assunto Educação Financeira no ensino fundamental das escolas públicas em até no máximo três anos.

Essa iniciativa com certeza trará benefícios significativos para as próximas gerações, pois se tratando de dinheiro, quanto antes se tem a consciência de sua real função e de que é possível ter uma relação saudável com dinheiro, menor será o esforço para se ter uma vida financeira tranquila, feliz e acima de tudo equilibrada.

As crianças entenderão mais cedo que possuem o poder de escolher o destino do dinheiro guardado no cofrinho e que essa é a real função do dinheiro: PODER DE ESCOLHA!!!

Comprar uma bala hoje ou guardar para comprar meu brinquedo preferido daqui um mês? Pegar dinheiro emprestado com o papai e receber uma mesada um pouco menor no mês que vem ou gastar menos do que recebe? Essas e outras questões entrarão no cotidiano das crianças e adolescentes e com certeza trarão melhor preparo para as questões financeiras da vida adulta.

A introdução do assunto nas escolas trará uma responsabilidade maior aos pais, pois os próprios filhos começarão a questioná-los, mesmo que de forma simplória, para entender como funciona o orçamento doméstico.

O melhor caminho para o desenvolvimento sustentável do país ao longo dos anos é a educação. Tal investimento não tem preço e garante retorno por muitos anos.

“Se você acha que a educação é cara, tenha a coragem de experimentar a ignorância”. Derek Bok, ex reitor e ex diretor da Faculdade de Direito de Harvard.

Saiba mais em: http://bit.ly/XjgYYy

 

Siga-me no twitter: @fnmarques

 

Fagner Nogueira Marques é sócio fundador da Nogueira Marques Consultores Associados e ministra palestras sobre educação financeira para empresas e atletas, principalmente, jogadores de futebol. É bacharel em Direito pela Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU, advogado regularmente inscrito nos quadros da OAB/SP, bacharel em Ciências Econômicas pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP. Possui a certificação da Anbid CPA-20 e também a certificação de Agente Autônomo de Investimentos, concedida pela ANCORD e pós graduação em Psicologia Econômica pela USP (Fipecafi).

Ex-jogador de futebol, economista e advogado. Fagner Marques trabalha como consultor financeiro pessoal, faz atendimentos presenciais e por Skype e ministra palestras de educação financeira para diversos públicos.

Deixe uma resposta