• video

As contas de início de ano para quem não recebe o 13º salário

Se você tem uma empresa de pequeno porte, atua como prestador de serviços, recebe bolsas de estudos de mestrado ou doutorado ou se encaixa em outro perfil que não recebe o 13º salário, saiba que você precisa ter o dobro de organização de quem tem um contrato formal de trabalho.

Como você não recebe esse salário extra, deve construir essa “reserva” ao longo do ano. É importante tomar consciência que os gastos de janeiro são fixos e não imprevistos. Então, quando estiver em janeiro de 2016, você já deve ter em mente todos seus gastos de janeiro de 2017, para assim construir sua reserva de dinheiro ao longo desse período e não passar por momentos de sufoco.

Se você é jovem, mas não tem os grandes gastos da vida adulta, é uma oportunidade para incrementar a primeira reserva de poupança ou então ter um final de ano mais farto, realizar uma viagem ou mesmo um sonho antigo.

O mais importante é ter disciplina, saber poupar para quitar as dívidas e investir em coisas que te fazem bem, caso ainda fique uma reserva de dinheiro.

Ex-jogador de futebol, economista e advogado. Fagner Marques trabalha como consultor financeiro pessoal, faz atendimentos presenciais e por Skype e ministra palestras de educação financeira para diversos públicos.

Deixe uma resposta