Fases financeiras da vida: Saiba como vencer cada uma delas

grafico-da-vidaÉ difícil pensar num plano financeiro de longo prazo, a incerteza é um obstáculo para se fazer previsões. A maioria das pessoas acredita que sua vida é totalmente diferente das outras, mas a sua trajetória pode ter algumas voltas, e algumas são óbvias: trabalho, casamento, filhos e aposentadoria.

Neste caminho, há lombadas como a perda de emprego, que requer um tratamento mais cauteloso. Em cada um desses obstáculos, você terá que refazer seus planos para se adequar a novas circunstâncias.

Todas as etapas exigem planejamento detalhado com algumas previsões, que ajudam você a lidar com as diferentes fases da vida da melhor maneira possível.

Preparei algumas dicas para cada fase da sua vida, começando desde o primeiro passo para liberdade financeira, quando você encontra seu primeiro emprego até o planejamento da aposentadoria. Aqui está um resumo do que você pode fazer em cada etapa, mas tratarei de cada um delas nos próximos posts.

  1. 1.    Primeiro emprego

Quando você inicia sua carreira profissional, não receberá um alto salário, mas também (provavelmente) não terá tantas responsabilidades. Tente poupar o máximo possível. Veja o post sobre como filhos que moram com os pais podem se planejar financeiramente (clique aqui).

  1. 2.    Casamento

O casamento significa compartilhamento das finanças e aspirações, bem como uma organização de ativos e passivos. Veja o post sobre como ter uma vida financeira conjunta (clique aqui).

  1. 3.    Desemprego

Esta é uma fase bem complicada, em especial quando as pessoas não se preparam para a falta de renda. A ideia é que você mantenha uma poupança ou investimento no valor de no mínimo seis meses de trabalho, ou seja, que consiga manter suas despesas essenciais durante esse período de procura de um novo emprego. Além disso, é importante criar meios para conseguir renda extra (clique aqui).

  1. 4.    Filhos

A chegada de um filho é um momento de choque financeiro, que muitos pais ainda não estão preparados. Enquanto a maioria pensa apenas no planejamento da educação das crianças, elas são responsáveis por um aumento considerável nas despesas regulares, o que distorce o orçamento.

  1. 5.    Aposentadoria

Com as pessoas vivendo mais, há uma necessidade de planejamento para tentar manter o estilo de vida anterior a aposentadoria. Planejar desde jovem é essencial neste caso.

  1. 6.    Divórcio

O divórcio traz um enorme impacto emocional para o casal. Mas, também deve ter um impacto financeiro? Não necessariamente. Claro que ninguém quer se planejar para o divórcio, mas é importante ter algumas instruções financeiras para refazer a vida emocional e financeira. Afinal de contas, é melhor definiras regras da guerra enquanto ainda se está em paz.

Quer dicas específicas para cada fase? Não percam os próximos posts, onde tratarei de cada assunto detalhadamente.

Fagner Nogueira Marques é sócio fundador da Nogueira Marques Consultores Associados e ministra palestras sobre educação financeira para empresas e atletas, principalmente, jogadores de futebol. É bacharel em Direito pela Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU, advogado regularmente inscrito nos quadros da OAB/SP, bacharel em Ciências Econômicas pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP. Possui a certificação da Anbid CPA-20 e também a certificação de Agente Autônomo de Investimentos, concedida pela ANCORD e extensão em Psicologia Econômica pela USP (Fipecafi).

Ex-jogador de futebol, economista e advogado. Fagner Marques trabalha como consultor financeiro pessoal, faz atendimentos presenciais e por Skype e ministra palestras de educação financeira para diversos públicos.

Deixe uma resposta