Precisa quitar as dívidas? Comece por aquelas que têm os juros mais altos

Precisa quitar as dívidas? Comece por aquelas que têm os juros mais altos

Quer se trate de dívidas com cartões de crédito, empréstimos estudantis ou até mesmo uma hipoteca, a maioria das pessoas encontra-se sob o peso das dívidas em algum momento de suas vidas. Isso pode nos manter em empregos que odiamos apenas para pagar as contas. Aprenda a quitar as dívidas pelos juros mais altos.

Passo a passo para quitar suas dívidas

Passo 1: pare de criar novas dívidas

A maioria das pessoas não recebem treinamento em lidar com dinheiro e como viver dentro de suas possibilidades. Se você estiver com dívidas, então você provavelmente é uma dessas pessoas. Então, é hora de encarar a realidade. Vai ser impossível sair da dívida, a menos que você recicle seus hábitos financeiros no momento. Você não precisa de mais coisas para fazer você feliz. O que você precisa é a paz de espírito financeira. Então, procure quitar suas dívidas antes de criar novas. Só assim você poderá realmente eliminá-las.

Passo 2: posicione suas dívidas por taxa de juros

Faça uma lista de todas as suas dívidas com valores e taxas de juros. A maior taxa de juros deve estar no topo, pois isso é o que você vai pagar primeiro. Pagar a sua dívida de juros altos é a chave para quitar suas dívidas. Os juros aumentam significativamente a quantidade que você precisa pagar de volta e, muitas vezes, você pode nem saber qual é o valor total a ser pago.

Passo 3: diminua suas taxas de juros

Muitas vezes, você pode reduzir suas taxas de juros do cartão de crédito fazendo uma transferência de saldo. Isso significa passar seu cartão de crédito para outro banco. Consequentemente, eles vão baixar a taxa de juros para começar seu negócio. Compare ao redor e tente obter a menor taxa de juros para o período mais longo, de preferência até que seja pago completamente.

Certifique-se que você está lendo os termos e condições cuidadosamente para que você não seja “picado” pelo novo banco de outras maneiras. Uma vez feito isso, você pode pedir a sua lista de dívidas novamente se as coisas mudarem.

Etapa 4: crie um plano de gastos 

Este é o lugar onde podemos melhorar o seu controle financeiro. Pegue um pedaço de papel e anote sua renda após impostos e todas as despesas que você tem. Isto incluirá os pagamentos mínimos em todas as suas dívidas.

Olhe para as suas despesas e, em seguida, classifique-as em ordem de importância para você. Olhe para os itens na parte inferior da lista e decida se você prefere tê-los ou ser financeiramente estável. O objetivo é criar um plano de gastos estratégico, onde suas despesas são menores do que o seu rendimento.

Você também deve decidir o quanto está disposto a gastar em cada área de sua vida. Você pode atribuir valores para o aluguel, compras, comer fora, comprar roupas e outras atividades. No entanto, deve perceber que uma vez que você gasta o seu dinheiro alocado, não há imersão em outras áreas. O plano de gastos também deve prever uma cota de divertimento que você pode gastar com o que quiser e uma cota para emergências, por exemplo, se o seu carro vir a quebrar, etc.

Você também terá de incluir no seu plano de gastos estratégicos a quantidade extra que você vai usar para saldar a dívida.

Etapa 5: crie uma programação de reembolso

O primeiro passo para quitar as dívidas é cobrir o pagamento mínimo de cada uma. Toda vez que você perder um pagamento, você incorre em taxas e elas irão se acumular rapidamente. Isto também inclui fazer o pagamento mínimo na dívida com a maior taxa de juros.

Então, para a dívida com a maior taxa de juros, você vai adicionar o reembolso de seu plano de gastos estratégico. Você irá aplicar esse reembolso e o pagamento mínimo até que a dívida seja paga integralmente.

Como o pagamento mínimo oficial diminui, você adiciona essa quantia extra para o seu reembolso. Como o seu reembolso mínimo cai, a sua “pilha” de reembolso aumenta igualmente.

Passo 6: recompense seu progresso

Este é um passo importante, pois vai manter a sua motivação quando você sentir a sua força de vontade desaparecendo. Você pode se treinar para gerir o seu dinheiro. Sinta-se bem, pois você está entrando agora para o time das pessoas que são realmente responsáveis ​​com o dinheiro.

Passo 7: avalie seus resultados

Depois de pagar a sua dívida de destino, você pode mover o reembolso para a próxima dívida com a maior taxa de juros. Ao diminuir a dívida, você realmente aumenta seu valor de reembolso. Isso significa que a segunda dívida vai ser paga ainda mais rapidamente, a terceira ainda mais rápida do que esta e assim por diante, até que você esteja completamente livre de dívidas.

Durante este processo, a sua determinação vai ser testada várias vezes. Talvez você tenha uma emergência, como um carro quebrado ou até mesmo a necessidade de viajar para ver um parente doente. O importante é não jogar tudo para o alto e voltar para seus velhos hábitos. É somente pela decisão de fazer agora que você vai desfrutar de um futuro livre de dívidas e viver uma vida financeiramente responsável.

Você já pensou em como vai acabar com as suas dívidas? Que outras dicas tem para compartilhar? Deixe um comentário!

Fagner Nogueira Marques é sócio fundador da Nogueira Marques Consultores Associados, atua como consultor e planejador financeiro pessoal e ministra palestras sobre educação financeira para empresas e atletas, principalmente, jogadores de futebol. É bacharel em Direito pela Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU, advogado regularmente inscrito nos quadros da OAB/SP, bacharel em Ciências Econômicas pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP. Possui a certificação da Anbid CPA-20, a certificação de Agente Autônomo de Investimentos, concedida pela ANCORD e extensão em Psicologia Econômica pela USP (Fipecafi).

Ex-jogador de futebol, economista e advogado. Fagner Marques trabalha como consultor financeiro pessoal, faz atendimentos presenciais e por Skype e ministra palestras de educação financeira para diversos públicos.

Deixe uma resposta