Veja como acabar com a dívida do cartão de crédito definitivamente

dividas-cartao-credito

Quando você receber a fatura do seu cartão de crédito, sofrerá com a tentação de pagar apenas o mínimo. O ideal é que você leia a declaração e obtenha informações sobre quanto tempo será necessário para liquidar o saldo da conta. Geralmente, quando se paga apenas o mínimo da fatura, o pagamento leva anos ou até décadas para finalizar. Por isto, separamos algumas informações e dicas para você acabar definitivamente com a dívida do cartão de crédito.

Como acabar com a dívida do cartão de crédito definitivamente?

Esqueça o mínimo

Sempre pague o saldo pleno em cada mês. Isso irá você a estabelecer uma boa pontuação de crédito, uma pontuação que os credores podem usar para determinar a taxa que você vai pagar sobre o empréstimo.

Mantenha controle sobre o uso de seus cartões de crédito

Se você compra on-line, por telefone ou por correio, cartões de crédito facilitam a aquisição de produtos e demais serviços. No entanto, o controle do uso de cartões de crédito é importante. Compras impulsivas e não planejadas acabam fugindo ao controle. O ideal é que quando a sua  conta chegar, você consiga pagar o que deve.  Dever mais do que você pode pagar pode prejudicar sua pontuação de crédito.

Manter o controle de suas transações pode evitar uma série de dores de cabeça, especialmente se houver imprecisões no seu extrato mensal. Se você detectar um problema, comunique imediatamente à empresa emissora do cartão. Se você usar seu cartão de crédito para encomendas on-line, por telefone ou por correio, mantenha cópias e imprima os detalhes da transação.

Essas informações devem incluir o nome, endereço e telefone da empresa; a data em que você fez a sua ordem; uma cópia do formulário de pedido enviado à companhia ou uma lista de códigos disponíveis dos itens que você pediu; o código de confirmação do pedido; publicidade ou catálogo que fez a sua encomenda; qualquer garantia aplicável; e as políticas de reembolso e retorno.

Dicas de segurança e mais informações

Se você usa frequentemente um cartão de crédito, tome as seguintes precauções:

  • Nunca empreste a ninguém;
  • Nunca assine recibos em branco. Desenhe linhas nos espaços em branco dos recibos acima do total de modo que o valor não possa ser alterado;
  • Nunca coloque seu número de conta no exterior de um envelope ou em um cartão;
  • Tenha cuidado ao divulgar seu número de conta por telefone a menos que você conheça a pessoa com quem que você está falando;
  • Leve apenas os cartões que pretende utilizar para minimizar os danos em caso de perda ou roubo;
  • Sempre notifique a perda ou roubo de cartões de crédito ao emissor correspondente o mais rápido possível.

Siga estas dicas para evitar dívidas de cartão de crédito ou eliminá-las

  • Conheça os seus recursos e os seus limites financeiros e não os ultrapasse. Compre apenas os itens que você sabe que pode pagar a cada mês;
  • Se você já tem um saldo acumulado, pague mais do que o pagamento mínimo (ou o quanto você pode pagar) para reduzir o seu saldo principal. Tente manter o valor o mais baixo possível;
  • Compare  antes de aceitar uma oferta de cartão de crédito;
  • Use apenas um ou dois cartões de crédito e evitar o uso de todo o seu limite de crédito;
  • Se você estiver fazendo pagamentos com vários cartões de crédito, tente consolidá-los em um único cartão ou, alternativamente, você deve primeiro pagar o cartão com a maior taxa de juros;
  • Busque por ajuda de um consultor financeiro.

Aqui estão alguns problemas relacionados a cartões de crédito que você deve  evitar:

Taxa de Transferência de saldo

A taxa de 3% geralmente é transferida do saldo do seu cartão de crédito para um novo para obter uma menor taxa de juros. Decida se vale a pena  transferir fundos e pagar uma taxa para obter uma taxa mais baixa. Caso contrário, você pode perder dinheiro.

Multas

As taxas atrasadas costumam ser bem altas quando somadas às porcentagens de cada período.

Taxas anuais

Essas taxas podem ser de até  1000 reais, muitas vezes “disfarçadas” em programas de recompensas. Muitos cartões também divulgam que não possuem “nenhuma taxa anual” para distraí-lo de suas outras contribuições. Escolha um cartão com uma estrutura de taxas que se adapte às suas necessidades.

As taxas de transação

Essas taxas podem representar até 5% para os adiantamentos de dinheiro. Leia o contrato e lembre-se: os avanços de dinheiro normalmente incluem uma taxa de juros mais elevada.

Viagem

Se você faz compras fora do país, o cartão de crédito da empresa pode adicionar uma taxa de câmbio de 1%. Algumas cooperativas de crédito e bancos adicionam até 2%.

Você tem dívidas no seu cartão de crédito? O que pretende fazer para quitá-las? Deixe um comentário!

Fagner Nogueira Marques é sócio fundador da Nogueira Marques Consultores Associados, atua como consultor e planejador financeiro pessoal e ministra palestras sobre educação financeira para empresas e atletas, principalmente, jogadores de futebol. É bacharel em Direito pela Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU, advogado regularmente inscrito nos quadros da OAB/SP, bacharel em Ciências Econômicas pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP. Possui a certificação da Anbid CPA-20, a certificação de Agente Autônomo de Investimentos, concedida pela ANCORD e extensão em Psicologia Econômica pela USP (Fipecafi).

Ex-jogador de futebol, economista e advogado. Fagner Marques trabalha como consultor financeiro pessoal, faz atendimentos presenciais e por Skype e ministra palestras de educação financeira para diversos públicos.

Deixe uma resposta